Sociedade de São Vicente de Paulo

Conselho Metropolitano de Goiânia da Sociedade de São Vicente de Paulo

SSVP

Realizado em Osasco - SP, o X Encontro de Comunicação da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP).

Postado em: 14/11/2018 às 15h15min


Dos dias 2 a 4 de novembro, os comunicadores vicentinos, estiveram na cidade de Osasco - SP, reunidos para o X Encontro Nacional de Comunicação da Sociedade de São Vicente de Paulo (Encom/SSVP). Este ano além dos representantes dos Metropolitanos, com a participação de profissionais contratados como jornalistas, designers e também da diretoria do Conselho Nacional do Brasil (CNB).


Encontro Decom

Representando o Conselho Metropolitano de Goiânia (CMG/SSVP), estiveram no Encontro, os confrades Gaspar Luiz Martins e Vicente França Ferreira, presidente e coordenador de comunicação do Conselho.

O Encontro foi coordenado pelo confrade Samuel Godoy, diretor nacional de Comunicação da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), e teve como tema: É necessário que Ele cresça e eu diminua (João 3,30).

A abertura do X Encom foi com a celebração da Santa Missa de Finados, pelo padre Alexandre Nahass Franco (Congregação da Missão - CM), assessor espiritual do Conselho Nacional do Brasil (CNB).

Encontro Decom
Encontro Decom

O presidente do Conselho Nacional do Brasil (CNB), confrade Cristian Reis, deixou sua palavar recomendando “Que nossa rede de comunicação seja a rede de caridade para servir nossos Mestres e Senhores, os Pobres”.

Temas como criatividade nos processos comunicacionais, mídias sociais, materiais gráficos, identidade social, espiritualidade, comunicação assertiva, fizeram parte da programação. “Queremos nos validar da comunicação para criarmos estratégias eficazes para que a marca SSVP continue legitimada na mente das pessoas com uma organização séria e eficaz no combate às pobrezas”, explica o confrade Samuel Godoy.

Foram apresentados pelo confrade Samuel Godoy, projetos de comunicação para os próximos anos, sendo listados 9 projetos para serem trabalhados até o final deste mandato. São eles: Atualização da cartilha de comunicação da SSVP; Criação do plano de comunicação do CNB; Concurso de logotipo do Decom; Prêmio de redação e publicidade em 2019; Gestão de redes sociais, campanhas e criações; Álbum de figurinhas da SSVP – edição para colecionador; Integração de Decoms de todo o Brasil; Visitas para acompanhamento e assessoria; Reativação do aplicativo da SSVP.

O confrade Renato Lima, presidente do Conselho Geral Internacional (CGI/SSVP), não pode estar presente, mas deixou sua mensagem mostrando sua preocupação com a comunicação vicentina, em sua mensagem ele diz, “Para o Conselho Geral Internacional, a comunicação é prioridade. Na verdade, o próprio Conselho Geral é pura estratégia de ação e comunicação. O que eu estou querendo dizer é que, sem comunicação eficiente e sem planejamento estratégico abrangente, o Conselho Geral não conseguirá cumprir, de maneira eficaz, com o papel institucional previsto na Regra internacional, que é o de manter a unidade da SSVP”

Discussões sobre humanização da comunicação marcaram o segundo dia do Encontro. Foi abordado a importância de se verificar as mensagens publicadas, se as mesmas tem interesse público, geram resultados para a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) e se as pessoas que recebem este material estão sendo de alguma forma impactadas positivamente.

Além das palestras de vicentinos da área de comunicação, confrade Thiago Tibúrcio do CM. de Brasília e da jornalista Tatielle Oliveira, o Encontro contou com a participação de Alberes Junior, publicitário da Editora Santuário, Anderson Müller, MBA em gestão de Marketing Digital e produtor de TV e o designer gráfico Rafael Domiciano, um dos responsáveis pela equipe de criação da Editora Santuário.

A cobertura completa do X Encom está disponível no site do Conselho Nacional do Brasil em http://www.ssvpbrasil.org.br.

Decom CM. Goiânia