Sociedade de São Vicente de Paulo

Conselho Metropolitano de Goiânia da Sociedade de São Vicente de Paulo

SSVP

Região V realizou em Uberaba - MG, XII Encontro de Partilha e Integração.

Postado em: 22/11/2019 às 10h10min

Print Friendly and PDF

O Conselho Metropolitano esteve presente no XII Encontro de Partilha e Integração, promovido pelo Conselho Nacional do Brasil (CNB/Região 5), sob a coordenação da vice-presidente da região, consócia Márcia Morechi, realizado na cidade de Uberaba - MG.

encontro-partilha-integracao-2019

Fazemos abaixo um resumo do Encontro, que contou com as lideranças dos Conselhos Metropolitanos que compõem a Região V, que são Anápolis, Brasília, Patos de Minas, Uberaba e Goiânia, além de diretores nacionais.

Na sexta-feira (8), consócia Márcia, vice-presidente para a Região V, desejou boas-vindas a todos, passando em seguida a palavra para o padre Alexandre Nahass, Assessor Espiritual do Conselho Nacional do Brasil (CNB/SSVP), que deixou sua mensagem, chamando a atenção para o compromisso com os nossos mestres e senhores e não deixando de fazer a visita semanal às famílias assistidas.

Confrade Orlando vice-presidente para a Região II, fez uma palestra sobre motivação vicentina e da importância de um vicentino tratar o funcionário de nossas unidades com respeito e mostrar a ele a importância para a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP).

Destacou também que o cargo ou até mesmo a permanência na SSVP, não pode ser encarado como um peso, como uma obrigação. Mencionou que devemos conhecer e reconhecer os limites das pessoas. Por fim, finalizou sua fala, dizendo que devemos pensar no trabalho gratificante das Conferências pelo mundo.

encontro-partilha-integracao-2019

Presidentes dos Conselhos Metropolitanos que compõem a Região V, da esquerda para a direira, Anápolis, Brasília, Goiânia, Patos de Minas e Uberaba, Conselho anfitrião do evento.

Consócia Márcia em sua palestra, explanou sobre a relação interpessoal na SSVP, da individualidade das pessoas, dando exemplos como, alguns terem uma condição de vida mais confortável do que outros, um falar mais, outro quase nada. Diante de uma mesma situação cada um reage de uma maneira diferente.

Deixou para todos algumas dicas de relacionamento interpessoal: Busque o auto conhecimento, a auto motivação, seja comunicativo, seja simpático, cultive a amizade com outros vicentinos.


No Sábado (9), Padre Alexandre explicou sobre o ano temático de 2020, que terá como tema "Rede de Caridade", os textos sairão no Boletim Brasileiro durante o ano. Na continuação confrade Cristian Reis, presidente do Conselho Nacional do Brasil (CNB), explicou sobre os trabalhos realizados pelo Brasil, destacando a Missão, Visão e Valores da Instituição.

Mencionou os trabalhos realizados por uma Conferência da SSVP em Roraima que assiste 150 famílias, estado vizinho a Venezuela, que passa por uma grande crise humanitária.

Explicou sobre alguns problemas que se arrastavam a anos, como exemplo da sede do Conselho Nacional, que desde 1979 estava no nome do Conselho Metropolitano do Rio de Janeiro, agora está resolvido.

A relação interpessoal na Instituição também foi abordada pelo presidente nacional, explicando que, em muitos casos de denúncias recebidas pelo Denor do Conselho Nacional, observa-se que são apenas rixas pessoais.

Confrade Jaques, coordenador da Ecafo da Região 5, falou sobre suas visitas aos Conselhos Metropolitanos e que percebe uma falta de comunicação, as notícias não estão chegando nas bases. Falou de seu desejo e a disponibilidade de ir no Mato Grosso em 2020.

No Domingo (10), Consócia Kely, integrante do Departamento de Normatização e Orientação (Denor) Nacional explicou sobre o novo código de ética. Na continuação, mencionou a importância do trabalho dos vicentinos para com a sociedade em geral, mas que, não podemos administrar sem pensar que é uma Empresa. Destacou a quantidade de vicentinos que, usam as estruturas da SSVP em benefício próprio, saindo totalmente do foco e do carisma da Obra. Na conclusão de sua palavra, consócia Kely, explicou a importância de ler a Regra, as Instruções Normativas e as Circulares, para compreender melhor como a SSVP funciona.

Finalizando o Encontro, os presidentes dos Conselhos Metropolitanos, deixaram seus relatos, confrade Gaspar, presidente do Conselho de Goiânia (CMG), agradeceu aos representantes do CMG, que estavam motivadas participando de mais um Encontro. Padre Alexandre destacou a participação de todos no Encontro e parabenizou a região V por mais um momento realmente de partilha e integração e assim após a Missa o evento foi encerrado com o almoço. Próximo Encontro está marcado para novembro de 2020 em Anápolis - GO.

Confrade Vicente França Ferreira

Coordenador do Decom CM. Goiânia

decom@ssvpcmg.org.br