Sociedade de São Vicente de Paulo

Conselho Metropolitano de Goiânia da Sociedade de São Vicente de Paulo

SSVP

Presidente Geral visita três países na Ásia: Hong Kong, Indonésia e Filipinas.

Postado em: 26/11/2019 às 14h14min

Print Friendly and PDF

Dando continuidade às viagens institucionais aos lugares em que a Sociedade de São Vicente de Paulo está presente pelo mundo, o nosso confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente Geral, visitou, entre 10 e 16 de novembro de 2019, os seguintes países: Hong Kong, Indonésia e Filipinas. A seguir, publicamos uma pequena síntese de todos os eventos realizados.

Presidente Geral visita três países na Ásia: Hong Kong, Indonésia e Filipinas

Na Indonésia, o Presidente Geral esteve na cidade de Surabaya.


Em Hong Kong (China), o Presidente visitou o padre Dominic Ming (assessor espiritual do Conselho Central), o padre Lawrence Lee (chanceler da Diocese) e o monsenhor Javier Corona (missão vaticana). Houve, ainda, uma visita à Conferência “Cristo Operário”, ao Centro Ozanam e à Creche São Vicente de Paulo (que cuida de 112 crianças carentes). Além disso, houve um jantar de confraternização com a diretoria do Conselho Central, ocasião em que o confrade Renato Lima fez uma apresentação institucional sobre os trabalhos em marcha pelo Conselho Geral, além da entrega de uma relíquia de Ozanam. O confrade Maurice Yeung (Vice-presidente do Conselho Geral) acompanhou o confrade Renato Lima nessas atividades. Em Hong Kong, a SSVP possui 35 Conferências e 600 membros.

Presidente Geral visita três países na Ásia: Hong Kong, Indonésia e Filipinas

Confrade Renato Lima em Hong Kong (China).

Presidente Geral na cidade de Manila.Presidente Geral na cidade de Manila.


Na Indonésia, o Presidente Geral esteve na cidade de Surabaya, uma das mais importantes do país e onde o Conselho Nacional tem sede. A visita começou na sede da Congregação da Missão, cujo visitador é o padre Manuel Prasetyo. Logo depois, o Presidente Geral visitou três Conferências, ocasião em que pôde conversar com os voluntários e até alguns assistidos: Conferência “Santa Catarina Labouré” (formada por jovens do Colégio São Luís), Conferência “Santa Luísa de Marillac” (da Paróquia Santa Maria do Amor e da Paz) e Conferência “São Benoit Labré” (da Paróquia Cristo Rei).

Presidente Geral visita três países na Ásia: Hong Kong, Indonésia e Filipinas

Presidente Geral em visita a Indonésia.


A última parada do Presidente Geral foi nas Filipinas. A primeira atividade foi na região de Quezon, onde existe a “Fundação Vicentina” (projeto social de moradias populares), mantida pela Família Vicentina local. Logo depois, houve a visita à sede da Congregação da Missão, cujo visitador é o padre Gregg Beñaga. Também visitou-se o Santuário São Vicente de Paulo e o seminário vicentino, todos mantidos pela referida Congregação. Na sequência, na região de Pasig, nosso confrade Renato participou de um encontro – seguido de um jantar de confraternização – no Conselho de Zona de Pasig, formado por 8 Conferências (sendo uma de surdos), e visitou a Catedral da Imaculada Conceição, onde se encontrava em exposição a imagem do “Cristo Negro”, uma das mais tradicionais devoções católicas nas Filipinas.

Ainda nas Filipinas, o presidente Renato Lima visitou a sede do Conselho Nacional (onde fez palestra, deu posse aos novos dirigentes e deixou uma relíquia de Ozanam) e a Universidade Adamson (mantida pela Congregação da Missão), além de fazer uma apresentação institucional para a Família Vicentina das Filipinas. A SSVP nas Filipinas conta com 7.500 vicentinos distribuídos em 550 Conferências. Na Indonésia e nas Filipinas, o confrade Renato Lima foi acompanhado do confrade Thomas Tan, Vice-presidente Territorial para a Ásia 2.

Presidente Geral visita três países na Ásia: Hong Kong, Indonésia e Filipinas

Presidente Geral nas Filipinas.


“Fiquei impressionado positivamente com os avanços alcançados pela SSVP em Hong Kong, Indonésia e Filipinas. Os líderes da SSVP nessas três regiões estão de parabéns pelas atividades realizadas e pela coordenação do trabalho das Conferências e Conselhos. Fiquei feliz ao constatar que há muitos jovens nessa região do planeta, e que a SSVP possui bons projetos. A Família Vicentina é muito forte e colaborativa, e nos ajuda muito. Quero, aqui, agradecer aos três países que me receberam de braços abertos. Não os esquecerei jamais”, afirmou o nosso Presidente Renato.

Desde a posse do confrade Renato Lima como Presidente Geral, em setembro de 2016, cerca de 40 nações nos cinco continentes já foram visitadas. Na Ásia, anteriormente, já ocorreram visitas do Presidente Geral à Índia, ao Sri Lanka e à Malásia. Em janeiro de 2020, com a graça de Deus, será a vez do Líbano receber o Presidente internacional.

“É muito importante quando o Presidente Geral vai às bases, pois assim ele pode levar a mensagem de paz, de unidade, de caridade e de esperança que o Conselho Geral prega a todas as nações. Mesmo sendo uma rápida passagem, os países ficaram bastante felizes com a visita dele, pois é uma honra receber o Presidente Geral. Agradecemos aos três Conselhos que organizaram a nossa agenda”, enfatizou o confrade Thomas Tan.

Extraído do site da Confederação Internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo

Link direto para a matéria em https://vincentians.ssvpglobal.org/pt-pt/actualite/presidente-geral-visita-tres-paises-na-asia-hong-kong-indonesia-e-filipinas/