Encontro da Família Vicentina Latino-americana chega ao fim e solicita colaboração entre os ramos, projetos de mudanças de estruturas e estudo da Doutrina Social da Igreja

Postado em: 24/03/2015 às 10h10min


O vicentinismo na América Latina deve apontar para trabalhos colaborativos e dentro do conceito de Mudança de Estruturas. Essa foi a conclusão dos participantes do VII Encontro da Família Vicentina Latino-americana, realizado entre 17 e 22 de março na Guatemala, com a participação de 135 pessoas de 23 países.

Segundo as conclusões do encontro, as Filhas da Caridade, padres da Congregação da Missão e integrantes de ramos leigos, como a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) e a Juventude Mariana Vicentina (JMV) devem procurar somar esforços em projetos comuns e sustentáveis em cada país.

O Conselho Internacional da Família Vicentina é o maior promotor da ideia. A organização, comandada pelo superior-geral da Congregação da Missão, padre Grogory Gay, criou o Programa de Ação Colaborativa da Família Vicentina, que já formou duas turmas de multiplicadores e lançou um site (www.vfcap.org). Agora, preparam-se para replicar o curso pela América Latina. Em julho, o treinamento será oferecido no Brasil. O ano da colaboração acontece entre maio de 2015 e maio de 2016 – período entre os dois Pentecostes.

A Carta da Guatemala – documento final do VII Encontro Latino-americano – destacou ainda, como prioridade, o binômio formação/comunicação para que as realidades de pobreza possam ser enfrentadas de maneira mais organizada e eficiente. O documento também pede que sejam estudados temas como virtudes vicentinas e a Doutrina Social da Igreja.

No evento, foram apresentados diversos projetos de mudanças de estruturas que estão ocorrendo ao redor do mundo. O Brasil apresentou a experiência dos Projetos Sociais do Conselho Nacional do Brasil da SSVP, que já beneficiou cerca de 60 ideias desde 2011. Além disso, foram realizadas dinâmicas sobre o tema da colaboração.

A Sociedade de São Vicente de Paulo do Brasil esteve representada pelos confrades José Haílton, coordenador do Conselho Latino-americano da Família Vicentina do Brasil, Jeová Alcântara, coordenador da região V da Escola de Capacitação Antonio Frederico Ozanam do Conselho Nacional do Brasil, e Thiago Tibúrcio, coordenador do Departamento de Comunicação do Conselho Nacional do Brasil.

No último dia do evento foi escolhida a sede do próximo Encontro da Família Vicentina Latino-americana, que será realizado em 2018. Concorriam três países: República Dominicana, Equador e Bolívia. Este último país venceu a eleição e a provável cidade do encontro será Cochabamba.

Fonte: Site do Conselho Nacional do Brasil www.ssvpbrasil.org.br

Rolar para cima