O Conselho Metropolitano de Goiânia da Sociedade de São Vicente de Paulo (CMG/SSVP) passa a ser dividido em 13 Conselhos Centrais (CCs). O mais recente a ser implantado e instituído é o São Pedro com sede em Colíder, que é fruto do desmembramento de 30 cidades (ver Decreto em dowloads ) da região conhecida como Nortão mato-grossense que até então pertenciam ao Conselho Central de Cuiabá e Conselho Central de Várzea Grande. A decisão de criação dele foi oficialmente comunicada na reunião do CMG em 14 de agosto de 2024, conforme Ata número 1028. O presidente, nomeado interinamente para o cargo, é o confrade Antônio Garcia de Jesus, que já tem trabalhado muito para que o CC inicie bem as atividades.


Desafios

Por enquanto, o foco tem sido reativar e reanimar os conselhos particulares com um pouco de estruturação. Se adequar as regras e orientar os demais.

Com toda a orientação do funcionamento adquirida, confrade Antônio já sabe qual será o primeiros projetos a se dedicar. “Queremos expandir a SSVP na região, indo à Guarantã do Norte; Itaúba; Conselho Particular Sinop; Nova Bandeirantes; Alta Floresta e Santa Helena. Dedicar-nos firme para levar a SSVP”.

Para participar de uma reunião em Cuiabá, os vicentinos de Sinop e Colíder precisavam percorrer uma distância de 633 km, cerca de 11 horas de viagem e para visitas regulamentares do Conselho Central de Cuiabá, em Nova Bandeirantes mais de 900 km, em um rodovia simples e cheia de caminhões carregados nas fazendas de plantio de cana.

Considerando a pouca interação, integração e unidade dos associados, que levam muitas vezes a desinformações, desatualizações e desanimo na caminhada vicentina, fazendo com que as Unidades mais distantes se sintam excluídas dos processos e atividades junto aos atuais Conselhos Centrais, Conselho Metropolitano e Conselho Nacional;
Considerando a necessidade e o clamor dos associados pela criação de um Conselho Central com abrangência na região norte do Estado de Mato Grosso, visando a melhoria na coordenação dos trabalhos vicentinos, bem como a integração de vicentinos e vicentinas pertencentes a uma região peculiar, promissora, progressista e com características próprias, que apontam para uma oportunidade de avanço e crescimento das Unidades da Sociedade de São Vicente de Paulo;
Considerando a proximidade como fator de unidade das pessoas, podendo aumentar e fortalecer os vicentinos na região, cuja população possui muitos jovens e crianças que poderão futuramente fazer parte desta grande rede de caridade, juntamente com inúmeros confrades e consócias já atuantes;

Com a aprovação do CMG, a Unidade passa a funcionar englobando 3 Conselhos Particulares.

A posse e a Festa Regulamentar

Aconteceu, dia 29/09/2024, na Chácara Santa Mônica, Colíder.

Teve a presença da juventude com a CCA Menino Jesus, a Conferência São Filipe Néri e Conferência Santa Luísa de Marillac e palestra do Nelson Junio Santos Rodrigues- diretor administrativo do Conselho Metropolitano de Goiânia e Vanda Helena – Interventora do Conselho Central de Cuiabá .🇧🇷

Teve a presença dos Freis Osmar e Jairo que foram convidados a ajudarem no propósito.

A festa Regulamentar em honra a São Vicente de Paulo teve início as 7:00 horas e a posse foi a tarde.

Confrade Antônio preside o CM por um ano. Após o período, será feita eleição.

Diretoria completa:

Diretoria do Conselho Central São Pedro de Colíder:

PRESIDENTE: Antônio Garcia de Jesus

VICE-PRESIDENTE: Claudinei Canale

SECRETARIA: Solange Maria Salete Rauber

2a. SECRETARIA: Claudinea Rodrigues da Silva

TESOUREIRO: Francisco de Assis Filho

CJ – COMISSÃO DE JOVENS: Carina Lemes Piton

CCA – CONFERÊNCIAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: Marcos Aurélio de Oliveira

ECAFO: Luiz Gonzaga da Costa

DEPARTAMENTO MISSIONÁRIO: Nerimar Goulart Jardim

DECOM – DEPARTAMENTO DE
COMUNICAÇÃO: Wedson dos Santos Garcia

Conforme videos e fotos nas Redes Sociais do CMG, consta:
– Decreto do Conselho Metropolitano de Goiânia, para instituição e criação do Conselho Central São Pedro de Colider/MT;
– Relação de Diretoria nomeada e empossada para o Mandato de 29/09/2024 a 28/09/2025;
– Vídeo de leitura do Decreto do Conselho Metropolitano pela consócia Vanda Helena da Silva – Presidente do Conselho Central de Cuiabá;
– Fotos da posse de Diretoria pelo confrade Nelson Junio Santos Rodrigues, representando o confrade Antônio Fachini Junior – Interventor do Conselho Metropolitano de Goiânia;
– Vídeo com o discurso de posse do presidente do Conselho Central São Pedro de Colíder, confrade Antônio Garcia de Jesus.
Aconteceu na Chácara Santa Mônica na cidade Colider/MT, a Festa em louvor a São Vicente de Paulo e a, instituição e criação do Conselho Central São Pedro de Colíder.

Geografia

Localizada as margens da MT 320 e a 32 km a esquerda da BR-163, situada em um ponto estratégico do Norte Mato-grossense, Colíder está a 650 km de Cuiabá, a 180 km da divisa com o Pará. É apontado como polo microrregional, compreendendo 11 municípios, que englobam uma população de aproximadamente 170 mil habitantes.

Dependência genealógica – O município de Cuiabá deu origem ao município de Chapada dos Guimarães, do qual originou-se o município de Colíder.
Eleitores – 23.467 (fonte: Cartório Eleitoral)
A diocese de Colíder, é a Diocese de Sinop. A Paróquia Papa João XXIII está localizada na cidade de Colíder.
Padroeiro da cidade- São João Batista
Distritos – Sede.
Limites – Carlinda, Itaúba, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita e Terra Nova do Norte.
Comarca – Colíder
Altitude – 315 m. (Altitude da sede da prefeitura)
Relevo – Planalto Residual Norte de Mato Grosso, Serra do Cachimbo.
Distância da Capital – 650 km
Coordenadas – l0º 48’ 19” latitude sul, 55º 27’ 27” longitude oeste Gr
Que Deus pela intercede do Beato Ozanam, São Vicente de Paulo e São Pedro abençoe a caminhada deste novo Conselho Central vinculado ao Conselho Metropolitano de Goiânia.

Rolar para cima