Entenda o Impacto do Jejum, Caridade e da Oração pela sua Conferência

“Porque, ainda que vivamos na carne, não militamos segundo a carne. Não são carnais as armas com que lutamos. São poderosas, em Deus, capazes de arrasar fortificações.”

2 Cor 10, 3-4

A palavra no livro de 2° Coríntios, capítulo 10, versos 3 e 4, reafirmam que ainda que vivamos na carne, não militamos segundo a carne. As práticas do jejum e da oração são os nossos grandes trunfos no ‘deserto’, porque são armas espirituais, e o inimigo de Deus é espírito. Através delas nós nos permitimos potencializar a ação do Espírito Santo de Deus que vive em nós, a partir da oferta, do sacrifício da nossa carne. Ora, não são carnais as armas com que lutamos, porque o nosso inimigo não é carnal. E para batalhas espirituais, armas espirituais! É preciso assumirmos o jejum e a oração como práticas espirituais cotidianas na nossa vida. A partir delas, o Espírito Santo vai trabalhando em nós e se cada vicentino aprender ‘a experiência do deserto’ o Senhor formará ainda mais pessoas vocacionadas que, unidas pelo espírito de caridade, Pobreza e partilha, procuram dar testemunho do amor de Cristo através do trabalho solidário.

Quando associamos jejum, caridade e oração, é perceptível a ação fluida do Espírito Santo no meio de nós, porque vai se enfraquecendo aquilo que é carne, e fortalecendo aquilo que em nós é do Espírito. Vamos nos afeiçoando as coisas do alto e, consequentemente, vamos perdendo o gosto pelas coisas terrenas, e nos alimentamos da força de Deus, que passa então a viver em nós. É Deus quem faz, mas Ele depõe o seu poder a nosso favor, porque somos vocacionados, servos de Sua messe, amigos de Sua palavra.

E a partir daí, as conferências, estarão prontas para responder ao nosso chamado da missão vicentina na casa dos Pobres! Ao apresentarmos ao Senhor as práticas do jejum e da oração pelas nossas conferências, vamos construindo uma fortaleza ao redor dessa obra que é de Deus. A conferência vai se fortalecendo, vai se reerguendo, vai se reconstruindo naquilo que foi atingido e quando uma Conferência cai é porque se afastou do Regulamento, seja da letra, seja do espírito.
Confrades e consócias, o jejum, a caridade e a oração têm poder para ajudar no recrutamento de novos membros e revitalização das nossas Conferências, de modo a garantir a continuidade de nossa missão de serviço aos mais pobres. sobre os nossas conferências, levam às águas mais profundas, ao legado e as virtudes dos sete fundadores da Sociedade de São Vicente de Paulo, e assim estaremos em sintonia com o espírito primitivo que moveu aqueles jovens a criarem uma obra tão providencial para a humanidade, pela força do Espírito Santo de Deus, com a dupla finalidade: a salvação de seus membros e a caridade aos que sofrem.

Lembramos que o jejum sem a oração, é muito mais um exercício físico de ausência ou retirada de algum tipo de alimento. Somente associando a oração, a caridade e o jejum se tem o poder de expulsar algumas espécies de demônio (cf. Mt 17, 21). É esse poder que precisamos clamar para vencer os demônios que estão alojados em nossas Conferências, demônios da dispersão, da falta de oração, da falta compromisso, da falta de parresia, da apostasia, da falta de amizade. Muitas coisas que nos prendem, só podem ser vencidas pelo jejum, pela caridade e pela oração. Esse é o caminho, sair de nós e entrar Nele, pois, as reuniões prezam pela amizade afetivas entre os membros.

Confrades e consócias, estamos nos aproximando da quaresma, que Jesus Misericordioso, nos ensine, a importância do jejum e oração pelas nossas conferências, e você é convocado a tomar seu lugar. Coloque a sua armadura, tome as suas armas e vamos ao combate, porque


“as conferências são o coração da SSVP, onde amizade, espiritualidade e planejamento se unem para transformar vidas. O livro do ano temático 2025 da SSVP Brasil “Conferências: a essência do trabalho da SSVP”, escrito pelo confrade Jean de Araújo, 2º Vice-presidente do CNB, aborda o papel essencial das conferências no trabalho vicentino, trazendo reflexões, orientações e temas fundamentais para fortalecer nossa missão de caridade. O livro traz ainda, a importância da amizade dos membros no amparo aos mais vulneráveis e os desafios que enfrentamos hoje, como a diminuição de vocações vicentinas.” (Fonte: Facebook da SSVP Brasil).

Enzio Henrique Duarte Ribeiro – Decom do Conselho Metropolitano de Goiânia

Rolar para cima