Realizada pelo Conselho Nacional do Brasil (CNB) a Plenária 2019 em Venda Nova (região metropolitana de Belo Horizonte – MG).

Postado em: 07/08/2019 às 17h17min



Realizada pelo Conselho Nacional do Brasil (CNB), a Plenária Nacional, em Venda Nova (região metropolitana de Belo Horizonte – MG) nos dias 3 e 4 de agosto.

No Sábado foi decidido que a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), terá um novo Código de Ética. Lideranças vicentinas do Brasil todo estudaram o documento, e apontaram melhorias na redação do texto.

Foram debatidos os 50 artigos que apontam um direcionamento dos membros para que eles ajam com ética, transparência e zelo no ambiente da SSVP, a exemplo da utilização dos espaços vicentinos e o posicionamento apartidário.

O documento será disponibilizado pelo Conselho Nacional do Brasil (CNB) a partir da próxima semana.

A Assembleia também aprovou o Regimento Interno.

Plenária Conselho Nacional do Brasil em 2019

Ainda no sábado os participantes fizeram uma reflexão proposta pela Irmã Carolina Mureb (Filha da Caridade-FC), foto ao lado, que se os Pobres são realmente ‘Mestres e Senhores’ é preciso tratá-los como tal. Não só por meio de discursos, mas ações.

Apresentado o projeto 13 Casas, que faz referência ao número de imóveis que São Vicente comprou ao receber uma herança. Todos eles foram doados a pessoas em situação de rua. A embaixadora do projeto é a consócia Ada Ferreira. A Família Vicentina quer incentivar o engajamento dos vicentinos em ações para dar moradia digna aos sem-teto.

Houve também trabalhos com oficinas e espiritualidade, onde os presidentes de Conselhos Metropolitanos e Diretores do Conselho Nacional do Brasil (CNB), puderam conhecer os trabalhos da Escola de Capacitação Antônio Frederico Ozanam (Ecafo), Departamento Missionário, Conferências de Crianças e Adolescentes (CCAs) e Comissão de Jovens (CJs).

Foram definidas datas de votação da Regra, a votação do novo texto da Regra, será feita em duas etapas. A primeira delas ocorre entre 24 e 25 de janeiro; já a segunda é entre 6 e 8 de março, ambas na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Plenária Conselho Nacional do Brasil em 2019

Para que o novo Regulamento entre em vigor é necessária a aprovação da maioria da assembleia. Dentre as questões que estarão em discussões há a decisão sobre a possibilidade de casais em segunda união assumirem encargos dentro da instituição. O CNB vai estudar a possibilidade de que esta votação seja eletrônica.

Plenária Conselho Nacional do Brasil em 2019

O Sábado foi encerrado com um momento Mariano, onde rogaram as intercessões das sete padroeiras das Regiões que formam a SSVP.

Fim da Plenária coincide com 147 anos da SSVP no Brasil, apesar do caráter celebrativo da data, ela também deve levar a todos os membros à reflexão. A proposta é do confrade Cristian Reis da Luz, presidente nacional da Sociedade de São Vicente de Paulo. Segundo ele, os vicentinos precisam acreditar que são uma força dentro da Igreja.

Novo ANO TEMÁTICO foi apresentado para 2020 Será: REDE DE CARIDADE. O confrade Cristian Reis anunciou que os subsídios referentes a ele serão publicados por meio de fascículos divulgados na revista Boletim Brasileiro. Padre Mizaél Poggioli (Congregação da Missão-CM) não poderá escrevê-los. A redação será assumida pelo padre Alexandre Nahass Franco (Congregação da Missão-CM), assessor Espiritual do CNB, e pela Irmã Carolina Mureb (Filha da Caridade-FC).

Na Plenária foram anunciadas as camisetas oficiais da Romaria. Os confrades e consócias terão a chance de escolher se querem a branca, a preta ou as duas. “Nós usamos como tom de fundo algo que fosse neutro, pois queremos valorizar o dourado, que evidencia o nosso Jubileu de Ouro”, explica a consócia Elisabete Castro, coordenadora nacional da Romaria.

Plenária Conselho Nacional do Brasil em 2019

Acesse na íntegra os artigos sobre a Plenária no Site do Conselho Nacional do Brasil em www.ssvpbrasil.org.br

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Rolar para cima