O Santo Padre, o Papa Francisco, estabeleceu 2024 como o “Ano da Oração” para toda a Igreja Universal, em preparação ao primeiro Jubileu do Terceiro Milênio que será celebrado em 2025.

Todos os bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos estão convocados a promover a oração individual e comunitariamente em suas dioceses e paróquias.

Todas as ações oracionais que serão realizadas em 2024 visa preparar o coração do povo de Deus para o Jubileu Extraordinário da Misericórdia em 2025.

A Igreja celebrará intensamente e com grande regozijo os primeiros 25 anos do século XXI.

O Jubileu, Ano Santo, foi instituído na Igreja no em 1.300 pelo Papa Bonifácio VIII e desde então os sumos pontífices convocam em ocasiões especiais essa celebração profunda que impacta de forma positiva o âmbito espiritual, social e eclesial do povo de Deus.

Sobre o Ano da Oração em 2024, o Papa Francisco afirma:

“Um ano intenso de oração, em que os corações se abram para receber a abundância da graça, fazendo do «Pai-Nosso» – a oração que Jesus nos ensinou – o programa de vida de todos os seus discípulos.”

A síntese do Ano da Oração
O site Jubileu 2025 publicou a síntese do que se espera para o Ano da Oração e consiste em:

“Depois do ano dedicado à reflexão sobre os documentos e ao estudo dos frutos do Concílio Vaticano II, o ano 2024 será o ano da Oração. Aproximando-se do Jubileu, as Dioceses são convidadas a promover a centralidade da oração individual e comunitária. Por isso, poderiam propor-se “peregrinações de oração” para o Ano Santo, percursos de escola de oração com etapas mensais ou semanais, presididas pelos Bispos, para envolver todo o Povo de Deus.

Além disso, para viver este ano da melhor forma, será publicada uma coleção de “Apontamentos sobre a oração”, para recolocar no centro a profunda relação com o Senhor, através das múltiplas formas de oração contempladas na rica tradição católica.”

Oração do Jubileu

Junto ao Papa Francisco, rezaremos em todo o ano de 2024 a oração do Jubileu 2025:

Pai que estás nos céus, a fé que nos deste no teu filho Jesus Cristo, nosso irmão, e a chama de caridade derramada nos nossos corações pelo Espírito Santo despertem em nós a bem-aventurada esperança para a vinda do teu Reino.

A tua graça nos transforme em cultivadores diligentes das sementes do Evangelho que fermentem a humanidade e o cosmos, na espera confiante dos novos céus e da nova terra, quando, vencidas as potências do Mal, se manifestar para sempre a tua glória.

A graça do Jubileu reavive em nós, Peregrinos de Esperança, o desejo dos bens celestes e derrame sobre o mundo inteiro a alegria e a paz do nosso Redentor.

A ti, Deus bendito na eternidade, louvor e glória pelos séculos dos séculos.

Amém!

Seguindo as exortações da Igreja Católica, como cristãos, unidos em Cristo Jesus, caminhamos em oração rumo ao primeiro Jubileu do Terceiro Milênio que será celebrado em 2025.

“Que a Santa Mãe de Deus caminhe a nossa frente e nos conduza como peregrinos de Cristo em todo o ano de 2024″. Amém!

Rolar para cima